Permacultura é tema de encontros virtuais promovidos pelo Instituto Nordeste Cidadania (Inec)

Participantes de cinco territórios no Ceará aprendem sobre o cultivo de ervas medicinais, sustentabilidade e cuidados com a saúde

Imagem: Divulgação

Atitudes simples no dia-a-dia fazem toda a diferença na preservação do meio ambiente. Com esta premissa e considerando as mudanças impostas pela pandemia da covid-19, os projetos de Permacultura do Instituto Nordeste Cidadania (Inec), antes feitos de forma coletiva, passaram a ser realizados virtualmente e de forma individual.

O curso tem participantes nas cidades cearenses de Milagres, Jaguaretama, Meruoca e Itapiúna, e no bairro Serrinha, em Fortaleza.

Anúncios

As aulas de Permacultura acontecem uma vez por mês e têm duração de duas horas, durante seis meses. Os encontros virtuais fazem parte do Projeto Desenvolvimento Comunitário, que fomenta os cuidados com o meio ambiente, garantindo a melhoria da qualidade de vida de várias famílias e a geração de renda para os 50 beneficiados (10 por território).

O facilitador Francisco do Nascimento apresenta aulas práticas e teóricas sobre o cultivo de ervas medicinais, abordando os temas sustentabilidade e cuidados com a saúde.

“Sabemos da importância de todos os projetos do Inec para os beneficiados e, assim como aconteceu com outras ações, os encontros de Permacultura passaram a ser de forma virtual. Cada participante recebeu um kit de ferramentas de jardinagem, com 10 utensílios (garfo pequeno, pá, tesoura de poda, arcinho, borrifador, estilete, alicate, arame galvanizado, martelo e pregos), além de 20 mudas de ervas medicinais. Esperamos que, com o nosso apoio, os beneficiados continuem colocando em prática o aprendizado das aulas de Permacultura”, ressalta a diretora Administrativa Socioambiental do Inec, Helda Pereira.

Anúncios

De acordo com o facilitador do projeto, a continuidade das aulas de forma virtual é importante para todos enfrentarem da melhor forma esse período de pandemia. “Trabalhar com o cultivo das ervas medicinais não só melhora a qualidade de vida das pessoas, mas ajuda na saúde mental de todos.

Além disso, o contato com o meio ambiente resulta em mais saúde na hora de preparar os alimentos diários. A cada aula existe um maior engajamento dos participantes, que compartilham a experiência em cada plantação e colheita e isso só me estimula a querer ensinar mais sobre a Mãe Natureza”, comenta Francisco Nascimento.

Franciene Lima, uma das participantes do projeto de Permacultura, faz parte da Associação de Moradores do Bairro Serrinha (Amorbase) e agradece pelo aprendizado constante nas aulas, agora, de forma virtual.

“Esse curso planejado pelo Inec proporcionou, não só a mim, mas a todos os participantes, ocupar o tempo com uma atividade por vezes remunerada. Além disso, com as aulas aprendi muitas dicas e revitalizei um espaço vazio na minha casa. Após receber as mudas de plantas do Inec e com o auxílio das ferramentas, improvisei um jardim suspenso com alguns pallets e, agora, todas as manhãs cuido dele, que era um sonho meu e da minha mãe”, revelou Franciene.

Durante os encontros, os participantes aprendem também sobre técnicas de montagem de canteiros verticais e horizontais, utilizando elementos simples encontrados em casa, como garrafas pet e cordas, além de conhecerem todos os tipos de ervas medicinais por análise olfativa e visual das folhagens, assim como aprendem a manusear de maneira correta todos os itens do kit de ferramentas enviado pelo Inec.

Ao final do curso, será produzida uma cartilha virtual com todo o material relacionado aos encontros (conteúdo programático, fotografias, depoimentos do facilitador e dos participantes).

Anúncios

Sobre o Inec

Fundado em 1993, o Instituto Nordeste Cidadania (Inec) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que tem como foco principal o desenvolvimento sustentável de comunidades na região Nordeste do Brasil. Atua por meio de programas de microfinanças e socioambientais nas áreas cultural, de tecnologia e desenvolvimento comunitário, atendendo crianças, jovens e adultos. É parceiro do Banco do Nordeste na operacionalização dos programas Crediamigo e Agroamigo. É a maior operadora de microcrédito da América Latina. Saiba mais em www.inec.org.br.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s